quinta-feira, 28 de junho de 2012

A análise do Portugal-Espanha por essa assombrosa, porém entristecida comentadora, Mulher dos Apartes

E assim acabou.
Detesto que tenhamos perdido, mas detesto ainda mais aquelas tiradas de consolação que agora escorrem por todo o lado, como Caímos de pé! ou Saímos de cabeça erguida!. É claro que apesar da derrota, a prestação da selecção deixa qualquer um orgulhoso, mas, não sei porquê e talvez seja preciosismo meu, frases destas soam-me a falso conforto e parecem tornar o nosso percurso menor e mais indigno do que o que foi.

A questão é: perdemos!
E é uma merda!

Porque morremos sempre na praia. Acreditamos e sofremos, mas nunca conseguimos. E acreditamos porque temos uma boa selecção, com qualidade para vencer um título destes, mas sofremos quase que resignados, porque no fundo, no fundo achamos que não somos tão bons como os outros.
Eu, tal como a maioria, não acreditava que chegássemos a lado nenhum, tendo em conta a nossa qualificação, mas a nossa selecção mostrou-nos um percurso neste Europeu louvável, que calou a todos e que em nada nos envergonhou, pelo contrário, mas por outro lado, com forças e esperanças renovadas na equipa perdermos a final por uma unha, ou neste caso, duas traves (a infeliz do Bruno Alves e a afortunada de Fabregas) é uma desilusão.

Ainda assim e revendo o jogo:

- Tivemos uns 90 minutos muito equilibrados, não só porque, com muito mérito, conseguimos travar o habitual jogo deles, como eles dificultaram a nossa construção de jogo, o que acabou por resultar em poucas situações de perigo de parte a parte; lances de bola parada e contra-ataques rápidos foram as nossas melhores oportunidades.

- No prolongamento só se viu Espanha; encostados no nosso meio-campo e grande área, acho que a selecção nacional já não tinha fôlego nem vontade, contando com os penaltis para a sua passagem e por isso achei justa a vitória da Espanha. Falhou-nos a atitude. E salvou-nos (ou atrasou a derrota) umas quantas vezes o Rui Patrício.

- Houve muita cacetada e um baile de amarelos para ambas as equipas, mas achei a arbitragem tendencialmente mais severa com Portugal.

- Ronaldo teve muitos altos e baixos ao longo do campeonato. Ontem foi infeliz na finalização, mas ainda assim protagonizou a maior parte dos remates.

- Pepe fez um Europeu espectacular e foi o jogador mais consistente para mim.

- Nani começou a desaparecer a partir da fase de grupos e das vezes que apareceu apresentou exibições um pouco nervosas.

- E quanto aos pontas-de-lança...no final eram três e nenhum melhor que o outro! Minto. Ainda assim que venha o Hugo Almeida ou o Nélson Oliveira. O Postiga julga que a grande área é um divã, anda sempre lá estendido!


Seja como for:
 os meus parabéns à selecção!


(Desengane-se quem me lê, se acha uma leitura um pouco fria. É porque não me viram ontem literalmente a tremer de nervos durante o jogo e hoje, que viro de canal sempre que falam da derrota de Portugal, porque continuo com a dor no peito... Se tenho uma lista de afazeres na Terra antes de morrer, um deles, sem dúvida, é ver a minha selecção ser campeã da Europa ou do Mundo! ...Ganhar um bingo seria também muito agradável!)

Sem comentários:

Enviar um comentário