quarta-feira, 28 de março de 2012

Notícias em apartes

Apetece-me, ao estilo de telejornal das sete da manhã com uma mistura de Marcelo Rebelo de Sousa, comentar duas ou três notícias do dia de hoje. E porque não, se o blog é meu?

A propósito da Capital Europeia da Cultura, Guimarães tem agora um prato (que se espera vir a tornar-se) típico da cidade: Naco à Conquistador! É composto por coração de alcatra, batata a murro e grelos, o que, sem grandes complicações, me parece delicioso, mas para o tornarem identificável com a região que promove, resolveram trespassar a carne com um talher em forma de espada... Ora bem, eu entendo a intenção de promoção da cidade e até o conceito da escolha do coração servido com a espada espetada, mas meus amigos não é assim que um prato se torna típico! Torna-se típico pela abundância de algum ingrediente ou, pelo contrário, pela pobreza em recursos que obrigou a alguém a inventar um prato com o que na altura havia disponível, não assim, porque tem uma espada a trespassar a carne, o que sugere as conquistas de D. Afonso Henriques! Se não têm um prato típico da região, paciência, não houve nenhuma alma antiga inspirada que se virasse para os tachos. Construíram antes uma nação, não vos chega?!


...

Ao que parece, a partir de agora no Facebook já se pode marcar pessoas, produtos ou serviços como "inimigos", à falta do botão "não gosto". Apesar do Facebook estar cada vez mais aborrecido com cronologias, subscrições e mais outras vinte tretas, esta aplicação não foi criada pela empresa. E ainda bem, porque irrita-me valentemente o uso que esse botão tem no Youtube: existe sempre um ranhoso no mundo, a quem nem o mais belo vídeo o satisfaz e tem de clicar no "não gosto". E só podem ser ranhosos ou estar a gozar ou ser "pegas de dislikes", tal como as há de likes. Passo a explicar, eu só coloco likes quando efectivamente gosto de uma música, de uma foto, de um estado, etc, se não gosto, não oiço, não vejo, não chateio. Por outro lado, há quem goste de qualquer coisinha, até das próprias publicações (o que se depreende, já que as publicou, mas enfim...), da mesma forma deve haver almas infelizes que não gostam de nada, nada lhes serve e precisam de escoar o veneno de alguma forma, porque de outra maneira, e a não ser que seja expressamente mau, não entendo a necessidade de um "não gosto". Não há, é ranhosice!

...

Sem nada a comentar, porque as notícias bastam por si: o Porto foi considerado o "Melhor Destino Europeu de 2012", e a gente acredita, porque é! No Médio Oriente há cada vez mais execuções, se bem que os números reais devam ser muito mais elevados do que os oficiais, e acontecem por motivos como adultério, blasfémia e feitiçaria! O tesoureiro do Partido Conservador inglês foi apanhado a vender favores. E a revista Time junta-se às agências de rating, no intuito de desvalorizar o euro.
E desminto desde já a notícia que os consumidores regulares do chocolate têm tendência para pesar menos! Ora andei eu anos e anos a comer chocolates todos os dias, muitas vezes mais do que uma vez ao dia, consumidora mais frequente não podia ser e agora, abonada que estou em termos de curvas, vêm anunciar uma coisa destas?! Pfff...

1 comentário:

  1. gostei bastante desta resenha noticiosa, pois de facto ontem fiz boicote às notícias do mundo! pronto! vejo que não perdi grande coisa!

    ResponderEliminar